quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Jogos Vorazes

jogos-vorazesApós o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Confesso que eu estava totalmente aleia a esta trilogia, mas me interessei por esta depois de assistir o filme Jogos Vorazes, na casa da minha melhor amiga, ela me disse que este era baseado em um livro, logo corri para ler a trilogia, por obra do acaso um aluna tinha, assim que vi a pedi emprestado e “devorei” esta trilogia em dezembro, foi uma semana muito intensa e envolvida com Katniss, Peeta e outros, é um livro bem interessante e envolvente.
Após uma guerra surge uma nova ordem social,  Panem. A antiga América do Norte se transforma nessa nova nação que é comandada, de forma rígida, pela Capital. Um paí que se levantou das cinzas,Ele lista os desastres, as secas, as tempestades, os incêndios, as invasões dos mares que
engoliu muita terra, a guerra brutal pelo pequeno alimento restante” ( como está citado no livro).
Entre os personagens que precisam ser mencionados temos Gale, o melhor amigo de Katniss. Eles costumam caçar juntos todo dia e são muitos próximos, rapidamente notamos que essa amizade não acaba aí e claramente tem um sentimento envolvido entre os dois. Gale acaba tendo uma participação pequena nesse livro, já que ele se passa quase inteiro nos jogos, porém ele é muito importante para o desenvolver da história.
O Tordo, que vemos na capa é explicado por ser o símbolo do distrito de Katniss e o broche é dado a ela por Madge, a filha do prefeito. E passa a ser um símbolo muito expressivo na trilogia em si.
Haymitch, que na minha opinião é o melhor personagem do livro com seu jeito cínico que aprendemos a amar e admirar, Cinna, o estilista maravilhoso e carinhoso, Caesar, o melhor apresentador que todos irão conhecer e o presidente Snow. No jogo, Katniss terá que usar toda a habilidade, astucia e artimanha possível para poder sair viva, sagacidade é seu nome neste livro.
Confesso que há nos que não leio livros voltados a adolescentes, mas Jogos Vorazes me envolveu com a sua narrativa fácil e leve para ler, não há rodeios, mas há riqueza de detalhes e cenário, espetacular e genial, me apaixonei por todos os personagens, vibrei, sofri, me revoltei, foram várias sensações em vários momentos da narrativa, vale a pena ler, uma, duas, três, quantas vezes quiserem.
suzanne
Suzanne Collins nasceu em 10 de agosto de 1962 e é filha de um oficial da Força Aérea americana, vive em Connecticut com o marido e os dois filhos. Recebeu um mestrado em Escrita Dramática pela New York University.
Iniciou a carreira em 1991, como escritora de programas infantis. Trabalhou em diversos programas para a Nickelodeon. Também foi a escritora-chefe de série animada Clifford’s Puppy Days, da Scholastic Entertainment. Suzanne recebeu uma nomeação na categoria desenho animado da Writers Guild of America por seu trabalho no aclamado especial de natal Santa, Baby! Depois de conhecer o autor James Proimos, quando ela trabalhava no programa Generation O! da KidsWB, se inspirou para escrever seus próprios livros voltados ao público jovem.

21 comentários:

  1. Olá, amiga!! Passando para avisar que o seu blog passou na avaliação da Agenda dos Blogs e será divulgado a noite ( 28/01 )A noite também darei o seu número de identificação. Bjsss!!

    http://www.agendadosblogs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, amiga!!! Passando para deixar o seu número de identificação que é o 748 ,cujo ele está na página CADASTRADOS em vermelho. Se você quiser solicitar a nossa Carteirinha 2014, fique a vontade!! Anote esse número e passa no Blog da Alline Ramil, curta a sua Fanpage e preencha o formulário.Clique no título abaixo CARTEIRINHAS.Só peço a amiga, que possa retribuir os amigos que vierem até aqui. Na página CADASTRADOS, você segue quem você quiser,ok. Nesse domingo dia 02/02, teremos na nossa entrevista JÉSSICA DANTAS do Blog FALA DANTAS.Não perca e chame seus amigos!!! Na Agenda temos páginas importantes que podem ajudá-lo, como: Páginas Sorteios ( divulgue seu sorteio ) e a página Blogs Destaques ( Blogs que são destaques na semana ).É um prazer ter você conosco!!! Bjssss!!!

    Agenda dos Blogs

    Carteirinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha linda e sejas sempre bem vinda aos meus blogs, beijos!

      Excluir
  3. boa noite venha da agenda e ja estou te seguindo agradeço se retribuir http://artsdamarisbel.blogspot.com.br/ bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pode deixar, irei retribuir logo, beijos!

      Excluir
  4. Não é muito meu gênero esse tipo de livro, mas fiquei curiosa, acho que vou ver se consigo pra ler.

    Vim através da Agenda dos Blogs visitar teu cantinho, já estou seguindo, te convido a uma visita, e convido para o nosso sorteio (http://www.massovita.com/2014/01/Sorteioaniversariodeumano.html).

    Abraços e carinhos
    My

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amore quando eu não havia lido o livro eu falava a mesma coisa, mas como professora de português e crítica tive que me dar a oportunidade de lê-lo para poder comentar sobre este e confesso que amei!
      Vou te visitar e retribuir, obrigada pela visita, beijos.

      Excluir
  5. Vim através do Agenda de Blogs,fazer uma visita,gostei muito dos posts convido a você a fazer uma visita no meu blog e se gostar e seguir me avise que eu retribuo
    http://wwwcidaartesanatos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Conheci seu blog através da Agenda dos Blogs e já estou te seguindo, espero sua visita e venha divulgar seus post no nosso grupo:

    http://www.reginaldosillva.com/

    https://www.facebook.com/groups/caixademusica/

    SUCESSO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Reginaldo e desejo-lhe o mesmo! Irei retribuir a sua visita.Abraços

      Excluir
  7. é muito bom :)
    Conheça:

    coisasuteisoufuteis.blogspot.com.br

    Vou adorar te retribuir, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, ire visitá-la, sejas bem vinda sempre e obrigada!

      Excluir
  8. Passei no seu blog e retribui o carinho, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá querida, sejas bem vinda e logo retribuirei a sua visita! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Esse filme é um filmaço, Taty venho da agenda dos blogs já estou seguindo o seu blog, te convido pra você fazer parte do meu blog também beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá linda!!
    Parabéns pelo espaço incrível e cheio de personalidade.
    Sou amiga da Agenda dos Blogs.
    Já estou te seguindo é claro!!
    Assim que puder me visite.
    Bjs!
    Jana.
    http://janalaceiras.blogspot.com.br

    EUZINHA

    ResponderExcluir
  12. assisti o filme recentemente e adorei!!!
    Amiga vim la do Agenda dos Blogs e ja estou seguindo, bjss

    www.historiasdeumamaeapaixonada.com

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo seu blog.
    Conheci seu cantinho através da Agenda dos Blogs e já estou seguindo, espero sua visitinha lá no meu http://dinhacoimbr.blogspot.com.br/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. oi vim conhecer seu blog, já assisti jogos vorazes e no final não gostei, mas é mt bom esse filme neh? gostei to seguindo...te convido a conhecer meu espaço...bjosss
    www.bybeiju.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Esse livro é bom?

    marcos-guima.blogspot.com.br

    ResponderExcluir